Tempo, temperatura e pressão


Se você achou que carros que não foram encerados aderem melhor ao vinil adesivo, você acertou. A cera preenche os poros do material do carro, fazendo com que a cola não garanta uma boa adesão. Então significa que materiais perfeitamente lisos não aderem bem a adesivos? Não! Tempo, temperatura e pressão também são características decisivas para uma melhor aderência.

O processo de adesão da cola não termina quando a aplicação acaba. A cola continua fluindo naturalmente nos poros microscópicos de qualquer superfície depois da aplicação. Isso prova que quanto mais tempo o adesivo fica instalado, mais grudado ele ficara. Além disso, submeter a cola a altas temperaturas também ajudara na durabilidade da aplicação.



Temperatura faz com que o adesivo mude suas características, portanto cuidado. Altas temperaturas podem fazê-lo derreter e acabar causando uma deformação gráfica (mudança de cor, deformação da imagem) e as baixas temperaturas fazem com que o adesivo perca a capacidade de esticar, sendo praticamente impossível adesivar superfícies não-planas.


Se você chegou até aqui com a sequência de posts que fizemos sobre as principais características químicas e mecânicas do vinil adesivo, você esta plenamente capaz de escolher qual o melhor adesivo para cada trabalho que ira fazer.

Para evitar problemas com vinil adesivo ou qualquer outro adesivo sensível a pressão, leia suas especificações. Todos eles tem boletim técnico vindo de quem o produziu, peça ao seu fornecedor. Ele devera conter todas as informações que você precisa, incluindo temperatura ideal para aplicação, recomendações de limpeza e superfícies recomendadas para melhor aderência.

Comentários