Pra que espatular?



Vamos voltar a falar da cola?

Os vinis adesivos que usamos no nosso ramo estão dentro de uma categoria chamada de “Adesivos sensíveis a pressão”. Isso porque eles funcionam um pouco diferente de outros tipos de adesivos (exemplos de outros tipos de adesivos: cimento de contato, colas frias, colas liquidas, epoxies e silicones). Adesivos sensíveis a pressão são aqueles em que a liga entre os materiais é formada depois de uma reação química em conjuto com uma reação mecânica.  

A reação química é a atração molecular (nem vamos entrar nesse mérito agora) e depois é necessário que ocorra uma interligação mecânica. Entende-se interligação mecanica por: aplicação de força ou pressão. Isso significa que a cola do adesivo deve fluir para os poros microscópicos da superfície aderente e para que a liga seja forte é necessária aplicação de força sobre a cola.

É até bonito de ler né, mas falando na nossa língua: a cola vai ser atraída pela superfície que o adesivo será instalado, e para garantir uma boa aderência, precisamos espatular. Assim a cola vai entrando nos poros da superfície.  

Aqui cabe uma curiosidade, é justamente para facilitar a entrada de cola nos poros da superfície que tínhamos o hábito de usar agua e sabão. Essa mistura amolece a cola e faz com que ela espalhe melhor enquanto passamos a espátula em direções opostas.   


Fica claro então que quanto mais poros tem o material que será adesivado, mais aderente será a cola. Certo? Tem uma pesquisa que compara a durabilidade do envelopamento de carros que acabaram de ser encerados contra carros que não foram encerados. Qual você acha que o adesivou fixou melhor?

Comentários